sábado, 4 de outubro de 2014

10. O que se afirmou vale para todos os cristãos?


        Sim, porque todos os cristãos estão obrigados a tender para a perfeição da caridade exigida pelo primeiro mandamento. Além disso, em determinados aspectos, a prática do acto de amor está mais adaptada aos leigos e às religiosas de vida activa do que às claustrais. De facto, estas são como que levadas à união incessante com Deus, pelo ambiente e pela sua vida de oração; ao passo que se torna muito difícil às religiosas de vida e ainda mais aos leigos, em virtude da multiplicidade e da natureza das ocupações diárias e as muitas preocupações de ordem material; além disso, nem sempre lhes é possível ter muito tempo para a oração.
         Um acto de amor faz-se rapidamente, não exige nenhum esforço, não interrompe a actividade externa e até a vivifica e santifica para a eternidade; e a alma - ao habituar-se pouco a pouco - pode alcançar uma união com Deus cada vez mais íntima até se tornar com o tempo moralmente incessante.
          Isto explica o facto de o ensino sobre o incessante acto de amor, manifestado por Jesus à Irmã Consolata Betrone e difundida através do livro O Coração de Jesus ao Mundo, ter encontrado nos fieis uma adesão não menor do que entre as pessoas consagradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário