quinta-feira, 9 de outubro de 2014

19. Será possível a continuidade do acto de amor?

        1. A continuidade efectiva e absoluta que consiste em amar com amor actual, desde o acordar ao adormecer, sem nunca perder Deus de vista  com a mente - mesmo que por breves instantes - nem deixar de o amar com um amor sempre presente e também entre as ocupações mais empenhativas ou distrativas. Mas esta continuidade não é possível a uma criatura humana, sem um privilégio especial de Deus. Este privilégio foi concedido a Maria Santíssima que, mesmo na terra, amou a Deus com uma perfeição superior à dos próprios Serafins do Céu.
        2. A continuidade se amor moral e efectiva que consiste em não perder voluntariamente um só acto de amor, nos tempos em que o coração e a mente estão livres para amar. Mas nem esta continuidade é possível na terra, sem uma graça especial de Deus. O Senhor não está obrigado a no-la conceder; contudo, pode dá-la a uma alma, pelo menos ad tempus (temporariamente).
        3. A continuidade de amor moral, não efectiva mas voluntária e com esforço, isto é, esforçar-se por não perder voluntariamente um acto de amor, mesmo que não consiga, retomando-o sempre depois de alguma lacuna mais ou menos longa, causada por esquecimentos ou fragilidade. Com a ajuda de Deus, as almas de boa vontade podem praticar esta continuidade: trata-se precisamente da continuidade de amor que Jesus pediu às "Pequeníssimas"

Sem comentários:

Enviar um comentário