domingo, 12 de outubro de 2014

21. Qual foi a continuidade de amor na Irmã Consolata?

        1. Nos primeiros anos, depois de Jesus lhe ter pedido o acto incessante de amor, foi a continuidade moral de vontade e de esforço, com um lento e progressivo aperfeiçoamento para eliminar todas as lacunas voluntárias de amor. Nos últimos dois anos, Jesus concedeu-lhe a graça da continuidade moral e efectiva, isto é, nunca perder voluntariamente um acto de amor de uma Comunhão à outra.
        2.  Isto relaciona-se com a parte activa da Irmã Consolata no exercício do acto incessante de amor. Além disso, acrescente-se que Jesus lhe concedeu o dom gratuito de transformar toda a sua vida num acto incessante de amor.


22. O que abrange o voto de a amor incessante?

        1. Com este voto, a alma obriga-se a não perder  voluntariamente um acto de amor de uma Comunhão até à outra.
        2. Sendo um dos votos mais difíceis, é necessário ter muito cuidado em fazê-lo ou permiti-lo às almas. É necessário que sejam almas de vida interior intensíssima, que já tenham experimentado durante muito tempo o exercício do incessante acto de amor em todas as condições de espírito que tenham praticamente atingido uma continuidade de amor moral de vontade e de esforço.
        3. Em todo o caso, será bom  que a alma não se vincule  imediatamente para sempre , mas vá  por etapas  sucessivas, e nunca por medo do pecado.

_________________
17.  Cf. Mc 12, 28-231 e também Mt 5, 48: portanto , sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário