quarta-feira, 1 de outubro de 2014

3. Qual é o valor de um acto de amor perfeito?

      1. O amor perfeito é aquele pelo qual se ama Deus por si mesmo e goza dele. Este grau de perfeição no amor é precedido por outros dois que são: o amor inicial e o amor progressivo. O amor inicial, procurando sobretudo evitar o pecado e resistir às suas atrações, sente mais os motivos do santo temor de Deus; o amor progressivo exerce-se sobretudo nas virtudes e, no seu empenhamento, é apoiado pela esperança do prémio (9).
        2. No desenvolvimento normal do amor, todos estes motivos, se ligam harmoniosamente e a alma, acolhendo os benefícios divinos, abre-se finalmente ao amor perfeito com que o Doador é amado por si mesmo..
      3. Este amor puro e perfeito é activo na virtude e vigilante pela glória de Deus.



9. Nesta distinção dos graus de perfeição do amor, correspondem três etapas do itinerário espiritual: ínício, meio e fim do movimento espiritual. Os incipientes ou principiantes são aqueles que empreendem deliberadamente a vida interior com um desejo de uma vida cristã integral e uma perfeição mais alta. Os proficientes tendem com fervor em fazer com que o progresso se torne contínuo. Procuram a conformidade com Cristo. Os perfeitos vivem num estado em cujas condições para um congresso contínuo são possuidas de modo estável. Tendem para a plenitude da vida no Espírito com a caridade heroíca. Cf. CH. A. BERNARD, op. cit., pp. 487-491.

Sem comentários:

Enviar um comentário