sábado, 11 de outubro de 2014

20. Assim entendida, a continuidade de amor faz parte da perfeição de amor a que estamos obrigados pelo primeiro mandamento?

        1. Deus não manda o impossível, mas o que é perfeito a sua lei só pode ser uma lei de perfeição. Por isso, se nos manda amá-lo com  todo o coração, é porque podemos amá-lo e devemos esforçar-nos por amá-lo assim; se nos manda amá-lo com toda a mente, com toda a alma e com todas as forças, é porque podemos fazê-lo e devemos esforçar-nos por fazê-lo (17).
        2. Portanto, o esforço da alma para estar unida a Deus, o mais possível com a mente e com o coração faz parte dessa perfeição de amor e constitui para ela um dever estrito, embora os meios para alcançar o fim não sejam iguais para todas as almas.
        3. Jesus sugeriu como meio à Irmã Consolata o incessante acto de amor. Portanto, quando Jesus pede à Irmã Consolata que se esforce por fazer da sua vida um acto incessante de amor virginal, só lhe pede a execução do que está implicitamente incluso no primeiro mandamento.
        4. Assim como o meio para atingir esta continuidade de amor pode variar de alma para alma, assim também pode variar de o grau de perfeição na continuidade de amor nas almas que são chamadas. O importante para a alma é que ela se empenhe com todo o seu esforço.


Sem comentários:

Enviar um comentário