quarta-feira, 31 de agosto de 2016

      O "SIM A TODOS COM O SORRISO,   
            VENDO JESUS EM TODOS

 40.  O "pequeníssimo caminho de amor" esgota-se no incessante ato  de amor?

      Nas lições divinas à Irmã Consolata, o "pequeníssimo caminho de amor" desenvolve-se praticamente noutros dois tempos: 
       a) um "sim" a todos, com o sorriso, vendo e tratando Jesus em todos;
       b) um "sim" a tudo, com a ação de graças.

 41.  Que relaçao existe entre estes dois pontos?
       1. O amor de Deus é inseparável do amor do próximo, Jesus uniu os dois mandamentos: "O segundo é semelhante ao primeiro" (Mt 22, 39).
       Com o primeiro, amamos Deus por si mesmo; com o segundo, amamos a Deus no próximo e, em certo sentido, Deus tornou-se visível e alcançável no bem (21). De fato, a perfeição do amor a Deus requer e leva necessariamente a alma à perfeição da caridade com o próximo. Como me esforço por não perder um ato de amor, assim devo esforçar-me por não perder um ato de caridade.
        2. Para amar a Deus com a perfeição exigida pelo primeiro mandamento, devo necessariamente renunciar a tudo o que se opõe a um amor muito perfeito. Alem disso, devo esforçar-me por corresponder em tudo com empenhamento a Deus, cumprindo o mais possível  a sua lei e seguindo perfeitamente a sua vontade sobre mim. Do mesmo modo, para ser perfeito na caridade, devo proibir-me tudo aquilo que pode ofender ao prejudicar o próximo e, pelo contrário, fazer ao próximo todo o bem que me e possível, renegando-me a mim mesmo nos gostos,, comodidades e satisfações, etc. Nesta renúncia total feita por amor de Deus  e nesta negação total de nós mesmos por amor do próximo está a perfeição do sacrifício, encerrado no "sim" a tudo.
        3. Tudo, porém, como se vê, é uma  relação á perfeição do nosso amor a Deus. Por isso, na prática, a perfeição da caridade (não perder um ato de caridade de uma Comunhão á outra) e a perfeição do sacrifício (não perder um sacrifício de uma Comunhão á outra) serão tanto mais fácil e seguramente alcançadas quanto mais  perfeito for na alma o amor de Deus (nao perder um ato de amor de uma comunhão á outra).

___________________
(21) "Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1 Jo 4,20).

Sem comentários:

Enviar um comentário