sexta-feira, 2 de setembro de 2016


                    O "SIM A TODOS COM O SORRISO,   
                              VENDO JESUS EM TODOS

                       42.  Porque "ver" Jesus no próximo?

      Porque o próximo foi feito à imagem e semelhança de Deus e porque Jesus identificou-se com o próximo

 Cf. Mt 25, 40: " Em verdade vos digo: Sempre que fizerdes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos,  mim mesmo fazeis."


     43.  Será necessário à vida cristã "ver Jesus" no próximo?

    É necessário como principio e fim sobrenatural do meu ato de caridade. Se o meu ato de caridade parte de um principio puramente humano ou tende para um fim puramente humano, não pode ter valor sobrenatural, isto é, de vida eterna.

  Cf. Mt 6,1 : "Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu."

  44.  Como se realiza, na prática, o ato de "ver Jesus" no próximo?

    Realiza-se dirigindo a Jesus, com a intençao, o bem que fazemos ao próximo, feito unicamente por seu amor.

 45-46.  Porque se diz: ver jesus "em todos"?

    Porque a caridade é universal. Se excluir positivamente da minha caridade ainda que uma só alma, ainda que um único irmão, a minha caridade nunca será perfeita.
                                                    (a seguir)

Sem comentários:

Enviar um comentário