segunda-feira, 29 de agosto de 2016



39.  É mais perfeita a simples "contemplação" ou amar com um "amor atual", isto é , com o ato de amor?

      1. Os grandes mestres da vida espiritual ensinam que "a oração mental é conversa com Deus e contemplação das realidades divinas invisiveis". 
      2. O amor de amizade explica toda a sua esplendorosa eficácia na presença da pessoa amada. O que acontece na vida humana verifica-se igualmente no amor de amizade com Deus. Portanto, acontece que o Espírito - que faz de nós "amantes de Deus" -conduz também à sua "contemplação", para que estejamos em condições de "conversar" intimamente com Ele.
     3. Por isso, não se trata de estabelecer uma gradação de perfeição entre elementos que constituem a estrutura da vida interior mais profunda; mas é necessário considerar o amor como impulso para a contemplação e esta como estímulo a amar cada vez mais aquele que é infinitamente amável.
     4. Não será inútil acrescentar que, por si  mesma, a contemplação é quietude e paz do espírito  que adora, agradece, louva e bendiz, ao ouvir as palavras do Divino Mestre, enquanto as necessidades da vida nos levam a ocupar-nos de muitas coisas próprias da ação. Nessa situação, praticando o incessante amor de Deus, ativo e vigilante, tudo se ordena para a sua glória e a sua  vontade dobrar-se a cada bom cansaço para fazer conhecer, amar, e servir aquele que é digno de todo o louvor e bênção.

                                     PENSAMENTOS
                          (Dos ensinamentos de Jesus à Irma Consolata)

     Por motivo nenhum afastes o olhar de Jesus, assim mais rapidamente remarás para a vida eterna.
   Quero-te perfeita e quero-te continuamente comigo; por isso, Jesus só! Eu basto para tudo. Confias em mim, não é verdade?
   Fecha a porta aos sentidos. Vivamos sempre na intimidade, só nós dois; fecha a entrada a todos os pensamentos, a tudo, sempre nós os dois.
   Eu sou sempre fiel às minhas promessas; assim tu, se estiveres sempre em mim serás fiel ao que me prometes, aos teus propósitos, porque àquilo que está na videira, está também nos ramos.
   Permanece em mim e façamos uma só coisa e darás muito fruto e tornar-te-ás poderosa, para que desapareças como uma gota de água no oceano, e para ti passarão o meu silencio, a minha humildade, a minha pureza, a minha sede de sofrimento, o meu zelo pelas almas, a minha vontade de as salvar a todo custo.
   Lembra-te sempre que Eu sou unicamente santo e te posso fazer santa, transportando para ti a minha santidade; a minha santidade torna-se tua, como tua é a minha pureza e tua a minha humildade, percebeste?
   Repara, Eu sou Amor e desde que permaneças no amor, permanecerás em mim, e Eu também em ti.
   É preciso que tenhas um tal domínio dos teus pensamentos e das tuas palavras que o demónio não possa nada contra ti e este autodomínio favorece o teu ato de amor.
   Enquanto tu amas, o demónio não pode fazer entrar em ti um pensamento mau, porque todas as tuas faculdades são absorvidas pelo amor, mas, se deixares de amar, ele poderá. 
Por isso ama sempre.
   Este incessante ato de amor dá-te a tríplice virgindade: coração, corpo e espírito.
   Se desapareceres, nunca deixes entrar um pensamento, que Eu pensarei em ti. Se não falares, falarei Eu por ti. Se não procurares fazer a tua bondade, eu agirei: já não serás tu quem vive, mas Eu em ti.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário