sexta-feira, 9 de setembro de 2016



50.  O que exige a prática do sim

       1.  Que a nossa caridade se manifesta também nos fatos e não apenas nos bons sentimentos ou nas belas palavras (1). 

      2. Que nunca se recuse um favor, um serviço, uma ajuda ao irmão necessitado, sempre que não sejam impedidos física ou moralmente. Neste caso, a recusa deverá ser dada tão delicadamente que faça compreender que não somos verdadeiramente desagradáveis.

      3. Que sejamos solícitos e estejamos pronto a antever as necessidades do próximo, no limite do possível e do conveniente.

    (1) -Cf. 1 Jo 3, 17-18: "|Se alguém possuir bens deste mundo e, vendo o seu irmão com necessidade, lhe fechar o seu coração, como é que o amor de Deus pode permanecer nele? Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade."


51.  O que comporta o "sim a todos"?

       Tal como não devemos fazer exceções na benevolência com o próximo, assim também não devemos fazer na beneficência. Portanto, trata-se de fazer o bem a todos, sem preferências ou exclusões de pessoas, simpáticas ou não, dignas ou indignas, justas ou injustas, amigas ou não. Além disso, trata-se de não só  de perdoar as ofensas, mas também de amar e de fazer bem a quem nos ofendeu. É a misericórdia; cume sublime da caridade, que nos é proposta por Nosso Senhor Jesus Cristo com o seu exemplo e com os seus ensinamentos: (Mt 5, 39-48). "Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.

    Ouvistes o que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo."Eu porem, digo-vos: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-ei filhos  do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levanta sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste."

Sem comentários:

Enviar um comentário