quarta-feira, 7 de setembro de 2016

  

 47.  Como é possível ver Jesus também nos pecadores?

      É a fé que nos faz ver Jesus em todos. Jesus também se identificou com presos, sem exceções (24). Como  não paro diante da pequenez da Hóstia consagrada, mas pela fé creio que ela contém todo o Jesus; assim como um crucifixo mal exculpido não me distrai de prestar-lhes as devidas homenagens, assim também no exercício da caridade, a fé faz-me ver Jesus no irmão, qualquer que seja. Não se trata de ver jesus nos defeitos do próximo, mas ver Jesus que permite aqueles defeitos para tornar mais meritório a nossa fé e a nossa caridade.

  (24) - Cf. Mt 25, 36: " Estive na prisão e fostes ter comigo."


     48.  O que quer dizer "tratar" Jesus" no próximo?
     Significa que devo comportar-me com o máximo do mesmo modo que me comportaria com Jesus em pessoa, isto é:

       1.  Estimar e respeitar o próximo, sempre. Embora não possa aprovar ou desaprovar as suas ações, posso, contudo, e devo respeitar sempre a sua personalidade.
       2. Evitar com grande atenção tudo o que, de algum modo, pode ofender a caridade: nos pensamentos (25), nos juizos (26), nos pensamentos (28).

    (25) -Cf. 1 Cor 13,4: "|A caridade| não se irrita nem guarda ressentimento".
    (26) -Cf Mt 7,1: "Não julgueis"
    (27) -Cf Mt 5, 22: "Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar "imbecil" será réu  
                                   diante o conselho; e quem lhe chamar "louco" será réu da geena do fogo."

    49.  Porque se diz: "tratar" Jesus" em todos"?
     1.  Para indicar que devemos tratar bem todos, sem exceções (29)
       2.  Que, além disso,  devemos tratar bem não só aqueles para quem há um interesse, mas também os estranhos e aqueles de quem não podemos esperar nada (30).
         3.  E ainda: não só quando nos é facil fazê-lo, mas também quando, pelas diversas circunstancias ou condições de espírito, nos custa violência sobre nós mesmos.

    (29) -Cf Rm 12, 10: "Sede afetuosos uns para com os outros no amor fraterno, adiantai-vos uns aos outros na estima 
                                        mútua."
     (30) -Cf Tg 2, 1-4.6: "Meus irmãos, não tenteis conciliar a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo glorioso com a aceção de pessoas. Suponhamos que entre na vossa assembleia  um homem com anéis de ouro e bem trajado e entra também um pobre mui mal vestido e, dirigindo-se ao que está magnificamente vestido, lhe dizeis:"Senta-te aqui num bom lugar" e dizeis ao pobre: "Tu, fica aí de pé"; ou: "Senta-te no chão, abaixo do meu estrado". Não é verdade que, então. fazeis distinção entre vós mesmos e julgais com criterios perversos?!...| Mas vós desonrais o pobre!"
    

Sem comentários:

Enviar um comentário